TOTEM 01
D23-T01-P001: Avaliação dos estágios em Odontologia: Impressões Inicias
D23-T01-P003: Proposição Educacional para inclusão no ensino superior com base nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem: um estudo de caso
D23-T01-P004: Da Tradição à Inovação: O Impacto do Ensino Híbrido no Curso de Ciências Biomédicas.
D23-T01-P006: Repertório coral: ampliação das temáticas de pesquisa em uma perspectiva não hegemônica. O repertório coral em videogames.
D23-T01-P007: Conhecendo a Mecatrônica
D23-T01-P008: Neuropsicofarmacologia para alunos de Medicina: Integrando Conhecimento e Avaliação
D23-T01-P009: Experiências de tutoria para ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática
D23-T01-P012: A experiência no Instituto de Geociências – USP com a curricularização da Extensão, através do Programa Aziz Ab´Saber – inspirado no Projeto Rondon
TOTEM 02
D23-T02-P014: Educação Ambiental: concepções e percepções dos graduandos do curso de licenciatura em Geociências e Educação Ambiental antes e após a pandemia de Covid-19
D23-T02-P015: Ensino democrático e inclusivo com “blended learning” para álgebra linear e geometria analítica
D23-T02-P016: Mobiliário urbano para a Cidade que Educa: uma experiência interunidades de inovação de impacto integrada com a comunidade
D23-T02-P017: Assistência de enfermagem ao paciente hospitalizado com dengue utilizando taxonomias e sistema de apoio a decisão
D23-T02-P018: CIÊNCIA PARA TODOS E TODAS: A UNIVERSIDADE COMO POSSIBILIDADE
D23-T02-P019: Colaboração e acolhimento na formação inicial docente: relato de experiência na disciplina Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Práticas Escolares da FEUSP
D23-T02-P020: EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ALÉM DA SALA DE AULA: APROXIMANDO GRADUANDOS DE FONOAUDIOLOGIA À PRÁTICA CLÍNICA NO COTIDIANO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
D23-T02-P021: Inclusão no Ensino Superior: desafios e realidades na USP
D23-T02-P022: PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E CLÍNICO DAS VÍTIMAS DE TRAUMA DE TÓRAX NO BRASIL
D23-T02-P023: Uma nova forma de ensinar anatomia: um método teórico-prático para o ensino de anatomia músculo-esquelética para os alunos da fisioterapia
D23-T02-P024: Plataforma digital para automação do planejamento em Prótese Parcial Removível
TOTEM 03
D23-T03-P025: O USO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DIGITAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
D23-T03-P026: Desenvolvimento de Vídeo Educativo Sobre Automonitoramento do Diabetes Tipo I
D23-T03-P027: Monitoria em atividades de aprendizagem ativa em Farmacologia voltadas aos alunos do Curso de Medicina Veterinária
D23-T03-P028: Tecnologias em saúde utilizadas em terapia intensiva durante a COVID-19
D23-T03-P029: VALIDAÇÃO DE CENÁRIO DE SIMULAÇÃO CLÍNICA EM PACIENTE IDOSO HOSPITALIZADO COM DISPNEIA NO FINAL DE VIDA
D23-T03-P030: O PAPEL FORMATIVO DA TUTORIA EM QUÍMICA: MONITORES COMO APRENDIZES E EDUCADORES
D23-T03-P031: PERCEPÇÕES SOBRE ENVELHECIMENTO E ETARISMO EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
D23-T03-P032: DESENVOLVIMENTO DE PODCAST PARA ENSINO DAS TAXONOMIAS DE ENFERMAGEM
D23-T03-P034: UMA PROPOSTA AVALIATIVA ELABORADA POR MONITORES EM UMA DISCIPLINA DE QUÍMICA
D23-T03-P035: As dificuldades dos(as) estudantes da Faculdade de Educação: uma investigação preliminar
TOTEM 04
D23-T04-P037: Como projetos inovadores em prevenção e controle de infecções promovem a inclusão na educação superior?
D23-T04-P038: Práticas de Ensino-Aprendizagem Ativa na Poli
D23-T04-P039: DESAFIOS NA INTEGRAÇÃO DE CONCEITOS CENTRAIS EM MICROBIOLOGIA: UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA ATIVA “ADOTE UMA BACTÉRIA”
D23-T04-P040: Explorando a Satisfação dos Mediadores: A Idade como Fator no “Adote uma Bactéria”
D23-T04-P041: Monitoria em Biologia Tecidual para o Curso de Nutrição
D23-T04-P042: Projeto de Assistência Médica ao Discente FMUSP “Cuidar Bem, Para Formar Bem”
D23-T04-P044: USO DE APLICATIVO DE ESTUDO POR REPETIÇÃO COMO METODOLOGIA INTEGRATIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
D23-T04-P045: EAEM
D23-T04-P047: A universidade como ponte de inclusão profissional: um olhar para o desenvolvimento de carreiras das minorias sociais da ESALQ- USP
D23-T04-P048: PRG0035-Ciência Translacional: a primeira disciplina de graduação interinstitucional da USP, UNESP e UNICAMP
TOTEM 05
D23-T05-P050: Dispositivos móveis e uso apropriado no ambiente de ensino e aprendizagem
D23-T05-P051: ESTUDANTES DA USP E ALIMENTAÇÃO: O CASO DO CRUSP
D23-T05-P052: O letramento acadêmico na Universidade como forma de inclusão educacional e social de graduandos e pós-graduandos: os impactos do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC-USP)
D23-T05-P053: DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NO TESTE PROGRESSO DO CONSÓRCIO PAULISTA DOS CURSOS DE ENFERMAGEM
D23-T05-P054: A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA ENGENHARIA DE MINAS E PETRÓLEO
D23-T05-P055: A tecnologia produzida em África no processo de fabricação de ferro gusa e metálico
D23-T05-P056: Potencializando o engajamento dos alunos do ICMC com a sociedade
D23-T05-P057: Projeto de tutoria e co-tutoria como tríade entre discentes veteranos, calouros e docentes na inclusão e pertencimento no IPUSP.
D23-T05-P058: Mecatrone: Revista de Engenharia feita por Estudantes para Estudantes
D23-T05-P059: Arvores genealógicas como instrumento de iniciação a sociologia
D23-T05-P060: Ensino de Engenharia com Atividade de Extensão – Segurança Elétrica em Moradia Popular (versão final)
TOTEM 06
D23-T06-P062: Ensino dos conteúdos curriculares e aspectos éticos sobre os temas de energia sem regulação jurídica.
D23-T06-P063: A didática da Educação Física cultural no Novo Ensino Médio: caracterização da prática pedagógica
D23-T06-P065: PROIAD Museus: o papel social e educativo do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP na aproximação com o Projeto Girassol da comunidade São Remo
D23-T06-P066: Perfil sóciodemográfico, expectativas para o futuro e percepção de autoeficácia dos estudantes de graduação em enfermagem da USP
D23-T06-P067: Uma aventura pelos segredos dos fósseis: toque o presente e descubra o passado
D23-T06-P068: Oficina: Desvendando os Fósseis
D23-T06-P069: DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM NO ÂMBITO ESCOLAR
D23-T06-P070: Como é o aprendizado dos alunos de graduação sobre detecção de lesões de cárie quando usamos gamificação?
D23-T06-P071: Sábados no MAE: A inclusão sociocultural no Museu
D23-T06-P116: ESTRATÉGIAS INSTITUCIONAIS PARA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA UNIVERSIDADE DO PORTO.
TOTEM 07
D23-T07-P072: LARGOS DE SÃO PAULO: UMA APROXIMAÇÃO MORFOLÓGICA
D23-T07-P073: Descobrindo o MZUSP: Orientações e sequências didáticas
D23-T07-P074: Uso da ferramenta Planejamento Estratégico Situacional para identificação de problemas
D23-T07-P075: Avaliação de efeitos metabólicos de terpenos sintéticos em Plasmodium falciparum para o desenvolvimento de novos fármacos
D23-T07-P077: Interação, mediação e significação: o papel dessas relações para o ingresso na esfera discursiva acadêmica
D23-T07-P078: Estudo de Pobreza Energética na Comunidade São Remo
D23-T07-P079: Abelhas: pequenos insetos, grandiosas funções.
D23-T07-P080: Soberania alimentar pela viabilização e ampliação do consumo de produtos orgânicos.
D23-T07-P081: ADOÇÃO DE UMA BACTÉRIA SUPER-HEROICA: ESCHERICHIA COLI E SUAS AVENTURAS NA EDUCAÇÃO EM MICROBIOLOGIA
D23-T07-P082: Filologando em sala de aula: práticas para acesso à pesquisa na graduação
D23-T07-P117: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA NO CURSO DE FARMÁCIA DA FCFRP/USP
TOTEM 08
D23-T08-118: HABILIDADES SIMULADAS POR PRÁTICA DELIBERADA ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA: APRENDIZAGEM ASSISTIDA POR PARES X APRENDIZAGEM COM ESPECIALISTAS
D23-T08-P083: Intervenção pedagógica para promover um ensino mais inclusivo para o curso de Bacharelado em Ciências da Computação do ICMC-USP
D23-T08-P084: Análise das dificuldades relatadas em laboratório e clínica por estudantes na disciplina de Endodontia
D23-T08-P085: A carta pedagógica como estratégia de avaliação de estudantes ingressantes de enfermagem
D23-T08-P086: Interface Intuitiva para Experimentação em Algoritmos Evolutivos: Facilitando a Pesquisa e o Ensino em I.A
D23-T08-P087: Experiência da EESC na disciplina Fundamentos de Matemática Elementar: visão dos monitores
D23-T08-P088: Alimentando o futuro: ciência para inclusão e permanência de estudantes na Universidade
D23-T08-P089: Condução da disciplina PRG0039 no ICMC
D23-T08-P090: UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA REAL-LAB-DAY PARA APERFEIÇOAR PROTOCOLOS DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR: FOCO EM PATOGENICIDADE DE ESCHERICHIA COLI ENTEROINVASIVA (EIEC)
D23-T08-P091: Ambiente Integrado para Programação em Arquiteturas de Computadores Customizáveis
D23-T08-P092: Ludicidade na Educação Museal
D23-T08-P093: MAPA: Introdução à vida Universitária
TOTEM 09
D23-T09-P094: Aprendizado Não-Supervisionado para Análise de Contemplados no PAPFE 2023
D23-T09-P096: Francês para fins universitários no PROIAD: das primeiras interações à produção do dossiê de candidatura
D23-T09-P097: Ações do MAC-USP para Professores da Educação Básica
D23-T09-P098: A Utilização da Plataforma UrbVerde no Planejamento Ambiental e na Elaboração de Planos de Ação Climática para Redução de Desigualdades na Disciplina “Cultura, Ambiente e Sustentabilidade II”
D23-T09-P099: Discussões étnico-raciais nas visitas educativas do MAC USP
D23-T09-P100: Criação e aplicação de materiais de divulgação científica por alunos de graduação no Instagram: o caso do Projeto #Adote
D23-T09-P101: Perfil de alunos com características de nômade digital e o seu impacto para os espaços de aprendizagem no ensino de engenharia
D23-T09-P102: A constituição identitária do(a)s estudantes de Pedagogia da USP em tempos de estágio: um olhar para a perspectiva cultural na pós-modernidade
D23-T09-P103: CONTRIBUIÇÕES DO ESPORTE UNIVERSITÁRIO PARA A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL
D23-T09-P104: Conhecendo os papéis e relações no Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física: uma proposta de estudo do PET EEFE USP
D23-T09-P119: Desenvolvimento de um guia didático para práticas laboratoriais
TOTEM 10
D23-T10-P105: Permanência estudantil e qualidade de vida acadêmica de estudantes negros no ensino superior: desafios e potencialidades.
D23-T10-P106: O PROIAD no Museu do Ipiranga
D23-T10-P107: Inclusão e Permanência de Estudantes de Língua Japonesa: O Papel da Bolsa PEEG na redução da evasão estudantil
D23-T10-P108: Calourada Preta: Experiências do Coletivo Negro Núcleo Ayé da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo no Acolhimento de ingressantes dos cursos de Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina e Terapia Ocupacional
D23-T10-P109: ENSINO DE LÍNGUA E CULTURA JAPONESA EM REDES PÚBLICAS DE ENSINO
D23-T10-P110: Extensão trazendo Antirracismo: Experiências de estudantes de graduação e pós-graduação na condução dos cursos de Saúde da População Negra do Congresso Médico Universitário da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
D23-T10-P111: Perspectivas e vivências: a ETEC Febeliano dentro da ESALQ
D23-T10-P112: Língua e cultura japonesa no âmbito universitário: interculturalidade e diversidade nas fontes de pesquisa
D23-T10-P113: Ambiente para Programação de Sistemas Evolutivos e Redes Neurais Artificiais
D23-T10-P114: Análise da bibliografia do primeiro semestre da Faculdade de Direito da USP: impactos na comunidade discente
D23-T10-P115: Fenótipo Mutador de Resistência a Antibióticos em Escherichia coli como Tema para Pesquisa em Ensino em Microbiologia
D23-T10-P120: O impacto do “Programa de Leitura e Escrita Acadêmicas” na proficiência de leitura de discentes da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto