9º Congresso de Graduação

Sessão de Pôsteres – Dia 22

TOTEM 01

D22-T01-P001: Impacto da política de Cotas Afirmativas no Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da USP – Caracterização e perfil dos estudantes e egressos

D22-T01-P002: Desenvolvimento de um sistema informatizado (software) de gerenciamento de TCC

D22-T01-P003: A PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: SINCRONICIDADES, DIVERSIDADES E CONTEXTOS

D22-T01-P004: CONFECÇÃO DE CARTILHA PARA O USO DO SCANNER FACIAL: O ALUNO DE GRADUAÇÃO FOUSP INSERIDO EM NOVAS TECNOLOGIAS

D22-T01-P005: Além do microscópio: ensino de parasitologia para deficientes visuais

D22-T01-P006: CRIAÇÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL SOBRE AS VIVÊNCIAS LÉSBICAS E SUA RELAÇÃO COM A PRODUÇÃO DO CUIDADO EM SAÚDE

D22-T01-P007: Application of active methodologies as an alternative for improving learning: a study of the subject of chemistry

D22-T01-P008: Potencial ecoturístico do Tanquã: um estudo sob a ótica dos próprios moradores

D22-T01-P009: Desafios e Perspectivas do planejamento e aplicação de recursos em Saneamento Rural nas Bacias PCJ

D22-T01-P010: Promovendo Inclusão no Ensino de Programação para Ciências Biológicas

D22-T01-P011: Modelo de ensino de epidemiologia acessível e inclusivo para as profissões de saúde

D22-T01-P012: Ensino de epidemiologia mediado pela tecnologia


TOTEM 02

D22-T02-P013: Cultura da paz na Universidade: ações para o respeito pleno à vida, aos direitos humanos e às liberdades fundamentais.

D22-T02-P014: Projeto Guia para vestibular 2025: elaboração de material guia e oficinas sobre formas de acesso/preparação a universidades públicas paulistas

D22-T02-P015: Interfaces da inclusão digital na Universidade de São Paulo.

D22-T02-P016: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE O AUTISMO COMO RECURSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA GRADUANDOS EM ENFERMAGEM

D22-T02-P017: Avaliação do medo, ansiedade e estresse em estudantes de Graduação em Odontologia na clínica de Odontopediatria

D22-T02-P018: COMO O PROJETO PUB IRÁ AUXILIAR A ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS A PROMOVER A INCLUSÃO E O PERTENCIMENTO

D22-T02-P019: Fomentando a Inclusão, o Pertencimento e a Interculturalidade na Pedagogia Musical na Graduação: Um Estudo de Práticas e Experiências

D22-T02-P020: Explorando atos negativos vivenciados por estudantes imigrantes e não imigrantes na área de saúde: um estudo comparativo internacional

D22-T02-P021: JOGOS DIGITAIS PODEM MELHORAR O ENGAJAMENTO DE AULAS DE ANATOMIA HUMANA?

D22-T02-P022: MODELOS FÍSICOS DE CORTES NEUROANATÔMICOS ACESSÍVEIS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

D22-T02-P023: Produção de Conteúdo Interativo On-line em Disciplinas de Graduação em Enfermagem em Saúde Coletiva

D22-T02-P024: Implantar a Consulta de Enfermagem à clientela transexual e à família desse grupo


TOTEM 03

D22-T03-P025: Melhores práticas em metodologias ativas utilizadas em um curso de graduação em enfermagem na perspectiva de estudantes: uma pesquisa apreciativa

D22-T03-P026: CARACTERIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA DE UNIVERSITÁRIOS NEURODIVERGENTES

D22-T03-P027: CARACTERIZAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NEURODIVERGENTES

D22-T03-P028: EDUCAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS PARA ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO

D22-T03-P029: O USO DO WHATSAPP NO CONTEXTO DA MONITORIA EM GRADUAÇÃO

D22-T03-P030: “Extensão Universitária como Pilar na Formação Médica: A Humanização Hospitalar em Foco”

D22-T03-P031: “APOIO DIDÁTICO ÀS AULAS DE GRADUAÇÃO ATRAVÉS DE ATIVIDADES VIRTUAIS POR SÉRIE DE VÍDEOS”

D22-T03-P032: Uso de conteúdo audiovisual no Processo Ensino-Aprendizagem de Prótese Parcial Removível

D22-T03-P033: A Inteligência Artificial e a Inclusão na Educação Superior: Desafios e Oportunidades para o Acesso e Permanência de Estudantes

D22-T03-P034: Revolução na Educação: Como a Inteligência Artificial Está Quebrando Barreiras

D22-T03-P035: Como o Centro de Recurso para Aprendizagem, Investigação e Inovação (CRAI) contribui para o sucesso acadêmico dos alunos de graduação: explorando usabilidade, recursos e suporte.

D22-T03-P036: Protocolo para identificação precoce de queilite actínica com auxílio de fluorescência clínica.


TOTEM 04

D22-T04-P037: Cine Cidadania: uma porta de inclusão antes da graduação

D22-T04-P038: Liderança e Mobilização Social: estimulando a compreensão da participação social em saúde em alunos do ensino público

D22-T04-P039: 15 anos do Programa Universidade 93,7 da Rádio USP

D22-T04-P040: Elaboração de materiais didáticos para o ensino de estatística por meio de um programa computacional

D22-T04-P041: Estudo dirigido em Estatística Experimental

D22-T04-P042: Como a biografia de um intelectual negro da primeira metade do século XX auxilia a repensar a historiografia da educação no Brasil

D22-T04-P043: Estratégias para Mitigar a Vulnerabilidade Socioeconômica na Graduação em Odontologia: Montagem e Empréstimo de Kits de Instrumentos

D22-T04-P044: Uso de ferramentas de impressão 3D para construção de material didático de apoio à deficientes visuais

D22-T04-P045: Laboratório de Tradução de Filosofia

D22-T04-P046: Colaboração entre turmas de disciplinas de diferentes bacharelados: uma experiência inclusiva.

D22-T04-P047: Liga de Cuidados à Saúde das Mulheres

D22-T04-P048: Monitoria Acadêmica para Alunos Ingressantes em Filosofia


TOTEM 05

D22-T05-P049: Inclusão Acadêmica do Indígena na USP

D22-T05-P050: “É mais difícil ficar! ”: investigação dos fatores motivacionais por trás da evasão de estudantes cotistas do curso de Pedagogia (2018-2022)

D22-T05-P051: : Material didático em patologia geral utilizando realidade virtual ampliada: esse material substitui o real?

D22-T05-P052: INOVAÇÃO NO ENSINO DE ANATOMIA DAS VIAS RESPIRATÓRIAS: SIMULAÇÃO REALÍSTICA DE BAIXO CUSTO COM CÂMERA ENDOSCÓPICA

D22-T05-P053: MICROAGRESSÕES E A TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE ESTUDANTES NEGROS NOS CURSOS DE MATEMÁTICA DO ICMC – USP

D22-T05-P054: Acolhimento e Aprendizagem grupo PET Química na promoção de inclusão na graduação

D22-T05-P055: Produção de modelos didáticos táteis por impressão 3D para ensino de Biologia Celular, Tecidual e Anatomia para estudantes com deficiências visuais

D22-T05-P056: Atlas Interativo de Biologia Celular – Expansão de Conteúdo e Criação de ferramentas de ensino

D22-T05-P057: Barreiras e estratégias para o ensino na APS

D22-T05-P058: PRG-0033: Precisamos falar de câncer: projetos interdisciplinares de combate à desinformação e preconceitos

D22-T05-P059: NÚCLEO DE TUTORIA DE LCN: CONSOLIDAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ACOLHIMENTO E FORMAÇÃO

D22-T05-P060: Giro Cultural USP


TOTEM 06

D22-T06-P061: Plataforma de Vídeos Online para Substituição do Uso de Animais de Laboratório no Ensino em Medicina Veterinária

D22-T06-P062: A rua cria uma comunidade: organizações do terceiro setor e formação em enfermagem numa experimentação pedagógica em curricularização da extensão universitária

D22-T06-P063: Projeto Segmenta: inovação no ensino de anatomia com impressão 3D para pessoas com deficiência visual

D22-T06-P064: A atuação da prática profissionalizante no ensino de graduação

D22-T06-P065: Ciência acessível para todos: produção de recursos para um ensino de ciências inclusivo

D22-T06-P066: Desafios e Ações para a Inclusão de Estudantes com Baixa Visão no Ensino Superior

D22-T06-P067: Contando Mulheres

D22-T06-P068: As disciplinas de tutoria acadêmica da EESC como instrumentos de acolhimento e orientação aos ingressantes de engenharia da USP São Carlos

D22-T06-P069: O Lugar de Fala: Valorizando as Experiências de Jovens com Deficiência para Formar Professores de Química Mais Inclusivos

D22-T06-P070: Aprendendo com Ações de Extensão da Liga de Transplantes de Órgãos e Tecidos da EERP-USP

D22-T06-P071: A similaridade entre conceitos perceptuais em cegos congênitos e adquiridos

D22-T06-P072: Design biocêntrico para assistir o ensino de anatomia animal a pessoas com deficiência visual


TOTEM 07

D22-T07-P073: Repercussões da Simulação Clínica e Espaçamento Temporal na Motivação para Aprendizagem de Estudantes de Medicina

D22-T07-P074: Aplicação de Reiki na comunidade acadêmica como ação da Comissão de Inclusão e Pertencimento.

D22-T07-P075: Implementação do “Processo de projeto de engenharia” na introdução à Engenharia Civil/EESC.

D22-T07-P076: Avaliação clínica das necessidades humanas básicas do adulto e idoso hospitalizados: desenvolvimento de materiais educacionais digitais.

D22-T07-P077: DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA AUDIOVISUAL E DE REALIDADE VIRTUAL SOBRE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS INTRAMUSCULAR

D22-T07-P078: Projeto Elas na Engenharia: promovendo o interesse de meninas nas Ciências Exatas e Tecnológicas

D22-T07-P079: Show da Anatomia: Uma abordagem gamificada para o ensino de anatomia do aparelho locomotor

D22-T07-P080: O PAPEL DA ÉTICA NO AMBIENTE CORPORATIVO: REESTRUTURAÇÃO DA DISCIPLINA EAD 0791 – ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES (FILOSOFIA, ÉTICA E LÓGICA ORGANIZACIONAL)

D22-T07-P081: Avaliação estética da região nasolabial em crianças com fissura de lábio e palato por meio de fotografias digitais

D22-T07-P082: Gamificação no ensino de Anatomia Humana: Relato de experiência do Bingo do Sistema Cardiovascular

D22-T07-P083: Intervenções para promoção de dignidade menstrual de mulheres periféricas em Piracicaba

D22-T07-P084: Importância das Atividades do PET Enfermagem (EERP USP) em eventos de aproximação dos Calouros: Inclusão e Pertencimento


TOTEM 08

D22-T08-P085: Leitura literária na escola: era uma vez… contando histórias

D22-T08-P086: Atividade de vacinação na semana de recepção dos calouros da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo: Relato de experiência

D22-T08-P087: Centro de Governança Corporativa (CGC): experiência interdisciplinar na Faculdade de Direito

D22-T08-P088: Hiatos e ecos de um movimento de construção/reconstrução de um Plano Institucional de Acessibilidade no ensino superior

D22-T08-P089: O papel do PET diante dos desafios para o ensino sobre diversidade na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- USP

D22-T08-P090: O ENSINO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DO BRASIL

D22-T08-P091: Formação de Lideranças Femininas Transformadoras nas Áreas STEM por meio de uma Disciplina da Graduação

D22-T08-P092: TRANSPOSIÇÃO DO JOGO DE TABULEIRO MAMÃE E O BEBÊ PARA O FORMATO DIGITAL

D22-T08-P093: Conhecimento dos vestibulandos sobre a USP e divulgação dos cursos de graduação do campus de Bauru

D22-T08-P094: PET Social – Engenharia para todos

D22-T08-P095: Teaching Tools To Encourage The Learning Of Concepts Of Chemistry Aiming At The Curricularization Of Extension

D22-T08-P096: Educação em saúde como estratégia integradora do saber das famílias de prematuros em unidade neonatal


TOTEM 09

D22-T09-P097: Ensinar com Pesquisa: Sistemas de Produção de Hortaliças Orgânicas em Cultivo Protegido

D22-T09-P098: Acompanhamento e Analise de Dados dos Atendimentos Psicológicos do Campus USP São Carlos: Ações de promoção para a inclusão e permanência estudantil

D22-T09-P099: Usando a linguagem Scratch para desenvolver habilidades de pensamento computacional e lógico dos estudantes do ensino fundamental

D22-T09-P100: Implantação de Cateter Central de Inserção Periférica Guiada por Ultrassom: Uma Iniciativa para Formação de Enfermeiros

D22-T09-P101: A relevância do Programa de Educação Tutorial (PET) na inclusão e no desenvolvimento acadêmico: uma reflexão sobre o apoio financeiro

D22-T09-P102: Escola Avançada de Genética e Biotecnologia Agrícola

D22-T09-P103: A promoção da saúde mental e do bem-estar no contexto universitário: uma experiência de extensão a partir do projeto “De bem com a Vida”

D22-T09-P104: Perfil dos/ das/ des ingressantes em Ciências Sociais da USP (2006-2022)

D22-T09-P105: Uso de caso e glossário: como propostas educacionais provocam reflexões para o combate ao racismo

D22-T09-P106: Construção e Validação de Cenário de Simulação sobre Prevenção de Lesão por Pressão

D22-T09-P107: O ingresso no ensino superior segundo professores do ensino médio visitantes de um programa universitário de inclusão

D22-T09-P108: Desenvolvimento de Competências para formação de médicos no combate ao racismo ou Objective Structured Clinical Examination para formação de médicos no combate ao racismo


TOTEM 10

D22-T10-P109: WEBINAR COMO FERRAMENTA DE ENGAJAMENTO PARA ESTUDANTES DE ZOOTECNIA

D22-T10-P110: Análise de Indicadores Acadêmicos da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP

D22-T10-P111: Impacto dos marcadores sociais da diferença na permanência estudantil da USP

D22-T10-P112: Perfil dos Ingressantes em Ciências Sociais da USP: participação política (2014-2022)

D22-T10-P113: Ensinar com Pesquisa: Experiência em projeto de Reúso Agrícola

D22-T10-P114: ProEstudo na USP

D22-T10-P115: ACOLHIMENTO E INTEGRAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE PERMANÊNCIA NO CURSO DE ZOOTECNIA DA FZEA/USP

D22-T10-P116: Necroinfância e a necessidade de estudos decoloniais na formação do educador das artes cênicas

D22-T10-P117: EVASÃO NO CURSO DE ZOOTECNIA DA FZEA/USP

D22-T10-P118: Produzir para aprender: produção de vídeos e maquetes como ferramentas de divulgação científica

D22-T10-P119: CURSO DE FÉRIAS DE MATEMÁTICA E CÁLCULO: UMA INICIATIVA DO NÚCLEO DE LCN

D22-T10-P120: Participação e Motivações dos Estudantes em Sociologia e Extensão

Pular para o conteúdo